Orientações sobre Respiração Danjeon
arte 미색 평원.jpg

 

O segredo da Respiração Danjeon está em expirar

    A Prática Seongue é aquela em que se progride através da respiração Danjeon. Esta significa respirar precisamente através de seu Danjeon. É diferente da respiração peitoral ou abdominal. Essa última  também auxilia a saúde consideravelmente, mas como você não consegue acumular energia através dela, ela não te proporcionará alto nível de prática. À medida que você prossegue em certo nível, ficará sem energia. Entre aqueles que têm praticado respiração Danjeon por mais de dez anos, para a minha surpresa, alguns ainda fazem respiração abdominal.

   Pelo fato de ser difícil corrigir a respiração errada, uma vez que é feita de modo errado desde o começo, por favor, passem para a classe intermediária somente depois de estarem firmes na base, fundamentalmente com o treinamento de três meses.

   Para aqueles de vocês que ainda não têm firme seu Danjeon, quando praticarem em casa, façam apenas meditação estando deitados, será melhor do que fazerem sentados. De três a seis meses de meditação deitado é o melhor método de treinamento até que seu Danjeon fique estabelecido firmemente. O segredo da respiração Danjeon está em expirar. A prática pode decorrer bem ou não, dependendo de como você expira. Essa prática é sempre focada na expiração. Se você libera tudo de seu corpo suficientemente, como reação a esse estado de vazio, a energia fluirá.

   Geralmente as pessoas creem que receber muita energia é benéfico, o que as encoraja a receber mais, então consideram que inspirar seja a primeira prioridade. Pessoas mais sovinas ou mesquinhas são mais inclinadas a inalar que exalar. Às vezes, tendem a não gostar de serem solicitadas a exalar energia, mas esta funciona de tal modo que, quanto mais você estiver vazio, mais energia receberá.

   Nesse estágio da Prática, por favor, tente se esvaziar completamente. Como seria melhor esvaziar a sua energia e também a energia impura, juntamente com os pensamentos vagos, apenas respire para fora tanto quanto conseguir. Deixe sair tudo sem arrependimento e, em contrapartida, você estará apto a receber.

Até mesmo fé tão pequena quanto uma semente de mostarda

 

   No início do treino, seu Danjeon é muito pequeno.  Em meu livro mencionei que vocês deveriam desenvolvê-lo até o tamanho de uma bola de futebol, não foi? Se vocês continuarem essa respiração, uma semente do tamanho de um grão de mostarda será semeada dentro dele. O ditado bíblico: “Se vocês tiverem fé como um grão de mostarda...”, tem esse significado também. Uma vez que ela tenha sido plantada em seu Danjeon, gradativamente crescerá até o tamanho de uma cereja e se vocês continuarem a treinar, de três a seis meses até um ano, irá se tornar do tamanho de um pêssego. Não importa sua diligência ao praticar, ela não ficará muito grande.

   Os praticantes tendem a pensar que seu Danjeon é muito grande no início, mas ao contrário, pense que na verdade, ele é pequeno. Imagine que você acabou de por uma semente em seu Danjeon. Quando planta uma semente, ela tem que criar raízes no solo, não?  Do mesmo modo, tenha em mente que terá que fazê-la enraizar e crescer com sucesso. Justamente como é a gravidez, você deve cultivar seu Danjeon. No início, não há uma criança totalmente formada no útero, há? Do mesmo modo que um bebê nasce depois de nove meses de gestação, seu Danjeon se desenvolve e cresce pouco a pouco, à medida que você pratica a respiração, chegando finalmente ao tamanho de uma bola de futebol. Nesse ponto, está na condição confiável para a Prática. Se você praticar muito de repente, ele não ficará como uma bola de futebol desde o começo. Quero que pratiquem a respiração Danjeon com a atitude: “Farei o máximo para cultivar meu Danjeon”.

   Geralmente, muitas pessoas que treinam em outros lugares têm pressa, seus instrutores também orientam apressadamente e tentam fazer a energia circular pelos seus meridianos ainda quando a semente não foi plantada em seu Danjeon. Uma vez que tenham feito a respiração por pouco tempo, suas mentes já ficam ocupadas em tentar fazer a energia circular para abrir seus acupontos.

   Os iniciantes que vieram de outros centros, treinando por mais de dez anos, chegam e pensam: “Tenho praticado por dez anos e meu Danjeon já cresceu até um tamanho considerável”. No entanto, há muitos cujo Danjeons ainda não foram formados corretamente. Penso que a razão é por tentarem usá-los inadequadamente, antes que estivessem desenvolvidos. Até que o seu esteja do tamanho de um pêssego, isto é, que esteja bem formado, não preste atenção absolutamente nos movimentos de energia, mas foque em encher seu Danjeon com energia pura.