As oito coisas mais importantes na vida 1

novo field.jpg

                                                     Suroso Mun

Visito nosso site da internet uma vez por dia. Leio “meu diário da meditação” dos alunos na maioria das vezes. Recentemente havia um monólogo “O que será a coisa mais importante?” feito por um aluno. Sua aparência solitária como quem perdeu muitos amigos todos de uma vez vem à mente. Como se diz que pássaros de uma pena voam juntos, é natural que, à medida que sua prática espiritual progride, a solidão permanecerá com você. Quando uma maratona começa, um tremendo número de pessoas participa, mas gradualmente eles caem e no final, só poucas pessoas restam. À medida que ele progride, é natural que se despeça daqueles que caem ou regridem na direção oposta, em um certo ponto do tempo. Gostaria de aconselhá-lo a fazer novos amigos. Independente da idade, aqueles cuja crença ou nível está em harmonia com você são chamados de amigos.

Eu acho que a coisa mais importante para o ser humano é “aproveitar a vida”.

Viver sua vida e desfrutar dela é a coisa mais importante para o ser humano, criatura cuja vida é concedida. Um dia eu disse que há algumas pessoas que não podem viver sua vida, mas apenas se preparam para isso. Elas sempre estabelecem seus objetivos e apenas se preparam para os atingirem. É uma vida que não tem o presente mas apenas o futuro, e essa vida é desolada. Se elas alcançam seus objetivos, estabelecem outros e até os atingirem, apenas se preparam. Viver uma vida em si é uma meta e também um processo, mas essa vida se tornou um meio de outra meta.

Para aproveitar sua vida, você:

 

    Deve decidir o objetivo de vida que levará.

Isto é, conhecer sua capacidade e estabelecer a melhor visão de si mesmo para aumentá-la. Um dia eu disse que a energia virá a você tanto quanto sua meta. Por exemplo, se você definir sua meta para se tornar um líder da Suseonjae e se esforçar para isso, essa energia será fornecida. Como é necessário para um líder ter virtudes perfeitas, no processo de cumprí-las, tem que criar um tipo de especialidade para você. Um líder deve se qualificar em todos os aspectos e ter uma especialidade em um campo, que não poderá ser ultrapassado por outros. O objetivo do aluno da Suseonjae nos dias iniciais da prática tem que ser se tornar um meditador especialista, e ele deve decidir através de qual trabalho (profissão) conseguirá isso. Mesmo se você não pode fazer isso atualmente, devido ao seu sustento, acho que deveria estabelecer tal plano e se preparar para isso no futuro. 

A vida que não tem o objetivo para prosseguir adiante e não decide sua direção, não tem outra opção senão flutuar no mesmo lugar e acabar afundando.

    Deve organizar seu ambiente.

É a primeira coisa que você tem que fazer enquanto começa a prática espiritual e ela se torna sua vida diária. Você precisa organizar as relações humanas em sua família, trabalho e sociedade, na medida em que possa gerenciá-las. É impossível ter relações com todas as pessoas no mundo e manter boas relações com elas; nem precisa fazer isso. Com quanto menos pessoas você tiver relações à sua volta, melhor será.

Quando a crença ou nível do outro não combina com a sua, a relação com ele se torna um relacionamento de conflito, não o de prosperidade mútua. Se alguém está impedindo seu crescimento, deve cortá-lo; se não quiser fazer isso, pelo menos deve fazê-lo ficar do seu lado. Se você achar difícil organizar seu ambiente até o fim, eu gostaria de recomendar a você desistir da prática espiritual. 

    Deve amar a si mesmo mais do que qualquer coisa.

Nenhuma crença ou objeto não pode estar acima de amar a si mesmo. Apenas depois de amar a você mesmo, você pode compartilhar seu amor com a natureza, os próximos e Deus.

Amar a si mesmo é antes de tudo cultivar a si mesmo. É deixá-lo comer boa comida, vestir boas roupas, viver em uma boa casa, ter um bom passatempo e desfrutar da liberdade no bom ambiente. O significado de “bom, boa” aqui é, escusado será dizer, ser simples, limpo e ecológico.

A prática espiritual não é algo que está longinho; é cultivar e amar a você mesmo. Também, como resultado, é oferecer a beleza e alegria a aqueles que olham para você. 

    Deve encontrar o trabalho no qual você se sinta valioso e frutífero.

Depois de perceber que você é um ser que deve ser amado por si mesmo, precisa encontrar o trabalho que mais deseja fazer, o que sente de mais valioso e o que tem que fazer. Depois de encontrá-lo, basta colocar em prática um por um do trabalho por dia e progredir sem parar. Contudo, o seu  trabalho não deve ser feito na medida em que você se prejudica, mesmo que seja tão importante. Se você cheira a energia impura, está franzindo a testa ou seu coração está esfriando porque o seu trabalho que é importante para seu chefe, família, aos outros ou país, é muito duro, tem que resolver isso a um nível razoável.

Ter a pureza, luminosidade e cordialidade dá força não só para você mesmo mas também para o Universo inteiro. A afirmação de que um Seonin contribui para o Universo não necessariamente pelo trabalho, mas apenas por sua existência, tem esse significado. Pelo contrário, se você estressar ou preocupar as pessoas ao seu redor bem como você mesmo devido à dureza do seu trabalho, isso se torna uma carga para você e o Universo todo.

Portanto, não importa quão importante seja o trabalho, ele não pode gastar mais de 50% de sua energia e tempo. A forma de vida ideal é distribuir 30% de sua energia e tempo para amar você mesmo e os próximos, 30% para seu trabalho e 30% para sua prática espiritual. E pode adicionar os restantes 10% à coisa que acha mais importante entre elas.

Uma colheita diligente significa dar o seu melhor em cada 30%, não significando abandonar os restantes 70%.

Eu tinha falado que a iluminação não é algo especial, mas é uma habilidade de resolver os problemas que chegam a você dia a dia. Isso é porque o exercício (também pode ser expresso como estudo, jogo, teatro etc.) chamado de prática espiritual que se espalha ao longo do caminho da vida, é uma série de corrida de obstáculos. Quanto mais alto seu nível se torna, mais alto será o nível de obstáculos. Quando você pulá-los facilmente toda vez, chegará à entrada de Seongue.

Acho que a coisa mais urgente para o meditador atual é resolver os problemas sozinho e ordenadamente, não sobrecarregando as pessoas ao seu redor. Deve poder fazer assim enquanto suporta dores sozinho e compartilha a alegria.

A segunda coisa mais importante para o ser humano é “se preparar para a morte (vida eterna) enquanto está vivo”.

Isso é porque a vida é temporária e a morte é outro nascimento pelo qual um humano entra na vida eterna. Assim como existem plantas anuais e perenes, os seres humanos não são só animais perenes, mas também primatas que têm a espiritualidade que podem reencarnar sem parar, até serem extintos e descartados.