top of page

As oito coisas mais importantes na vida 1

novo field.jpg

                                                     Suroso Mun

​

Visito nosso site da internet uma vez por dia. Leio “meu diário da meditação” dos alunos na maioria das vezes. Recentemente havia um monólogo “O que será a coisa mais importante?” feito por um aluno. Sua aparência solitária como quem perdeu muitos amigos todos de uma vez vem à mente. Como se diz que pássaros de uma pena voam juntos, é natural que, à medida que sua prática espiritual progride, a solidão permanecerá com você. Quando uma maratona começa, um tremendo número de pessoas participa, mas gradualmente eles caem e no final, só poucas pessoas restam. À medida que ele progride, é natural que se despeça daqueles que caem ou regridem na direção oposta, em um certo ponto do tempo. Gostaria de aconselhá-lo a fazer novos amigos. Independente da idade, aqueles cuja crença ou nível está em harmonia com você são chamados de amigos.

​

Eu acho que a coisa mais importante para o ser humano é “aproveitar a vida”.

Viver sua vida e desfrutar dela é a coisa mais importante para o ser humano, criatura cuja vida é concedida. Um dia eu disse que há algumas pessoas que não podem viver sua vida, mas apenas se preparam para isso. Elas sempre estabelecem seus objetivos e apenas se preparam para os atingirem. É uma vida que não tem o presente mas apenas o futuro, e essa vida é desolada. Se elas alcançam seus objetivos, estabelecem outros e até os atingirem, apenas se preparam. Viver uma vida em si é uma meta e também um processo, mas essa vida se tornou um meio de outra meta.

Para aproveitar sua vida, você:

 

    Deve decidir o objetivo de vida que levará.

​

Isto é, conhecer sua capacidade e estabelecer a melhor visão de si mesmo para aumentá-la. Um dia eu disse que a energia virá a você tanto quanto sua meta. Por exemplo, se você definir sua meta para se tornar um líder da Suseonjae e se esforçar para isso, essa energia será fornecida. Como é necessário para um líder ter virtudes perfeitas, no processo de cumprí-las, tem que criar um tipo de especialidade para você. Um líder deve se qualificar em todos os aspectos e ter uma especialidade em um campo, que não poderá ser ultrapassado por outros. O objetivo do aluno da Suseonjae nos dias iniciais da prática tem que ser se tornar um meditador especialista, e ele deve decidir através de qual trabalho (profissão) conseguirá isso. Mesmo se você não pode fazer isso atualmente, devido ao seu sustento, acho que deveria estabelecer tal plano e se preparar para isso no futuro. 

A vida que não tem o objetivo para prosseguir adiante e não decide sua direção, não tem outra opção senão flutuar no mesmo lugar e acabar afundando.

​

    Deve organizar seu ambiente.

​

É a primeira coisa que você tem que fazer enquanto começa a prática espiritual e ela se torna sua vida diária. Você precisa organizar as relações humanas em sua família, trabalho e sociedade, na medida em que possa gerenciá-las. É impossível ter relações com todas as pessoas no mundo e manter boas relações com elas; nem precisa fazer isso. Com quanto menos pessoas você tiver relações à sua volta, melhor será.

Quando a crença ou nível do outro não combina com a sua, a relação com ele se torna um relacionamento de conflito, não o de prosperidade mútua. Se alguém está impedindo seu crescimento, deve cortá-lo; se não quiser fazer isso, pelo menos deve fazê-lo ficar do seu lado. Se você achar difícil organizar seu ambiente até o fim, eu gostaria de recomendar a você desistir da prática espiritual. 

​

    Deve amar a si mesmo mais do que qualquer coisa.

​

Nenhuma crença ou objeto não pode estar acima de amar a si mesmo. Apenas depois de amar a você mesmo, você pode compartilhar seu amor com a natureza, os próximos e Deus.

Amar a si mesmo é antes de tudo cultivar a si mesmo. É deixá-lo comer boa comida, vestir boas roupas, viver em uma boa casa, ter um bom passatempo e desfrutar da liberdade no bom ambiente. O significado de “bom, boa” aqui é, escusado será dizer, ser simples, limpo e ecológico.

A prática espiritual não é algo que está longinho; é cultivar e amar a você mesmo. Também, como resultado, é oferecer a beleza e alegria a aqueles que olham para você. 

​

    Deve encontrar o trabalho no qual você se sinta valioso e frutífero.

​

Depois de perceber que você é um ser que deve ser amado por si mesmo, precisa encontrar o trabalho que mais deseja fazer, o que sente de mais valioso e o que tem que fazer. Depois de encontrá-lo, basta colocar em prática um por um do trabalho por dia e progredir sem parar. Contudo, o seu  trabalho não deve ser feito na medida em que você se prejudica, mesmo que seja tão importante. Se você cheira a energia impura, está franzindo a testa ou seu coração está esfriando porque o seu trabalho que é importante para seu chefe, família, aos outros ou país, é muito duro, tem que resolver isso a um nível razoável.

Ter a pureza, luminosidade e cordialidade dá força não só para você mesmo mas também para o Universo inteiro. A afirmação de que um Seonin contribui para o Universo não necessariamente pelo trabalho, mas apenas por sua existência, tem esse significado. Pelo contrário, se você estressar ou preocupar as pessoas ao seu redor bem como você mesmo devido à dureza do seu trabalho, isso se torna uma carga para você e o Universo todo.

Portanto, não importa quão importante seja o trabalho, ele não pode gastar mais de 50% de sua energia e tempo. A forma de vida ideal é distribuir 30% de sua energia e tempo para amar você mesmo e os próximos, 30% para seu trabalho e 30% para sua prática espiritual. E pode adicionar os restantes 10% à coisa que acha mais importante entre elas.

Uma colheita diligente significa dar o seu melhor em cada 30%, não significando abandonar os restantes 70%.

Eu tinha falado que a iluminação não é algo especial, mas é uma habilidade de resolver os problemas que chegam a você dia a dia. Isso é porque o exercício (também pode ser expresso como estudo, jogo, teatro etc.) chamado de prática espiritual que se espalha ao longo do caminho da vida, é uma série de corrida de obstáculos. Quanto mais alto seu nível se torna, mais alto será o nível de obstáculos. Quando você pulá-los facilmente toda vez, chegará à entrada de Seongue.

Acho que a coisa mais urgente para o meditador atual é resolver os problemas sozinho e ordenadamente, não sobrecarregando as pessoas ao seu redor. Deve poder fazer assim enquanto suporta dores sozinho e compartilha a alegria.

​

A segunda coisa mais importante para o ser humano é “se preparar para a morte (vida eterna) enquanto está vivo”.

​

Isso é porque a vida é temporária e a morte é outro nascimento pelo qual um humano entra na vida eterna. Assim como existem plantas anuais e perenes, os seres humanos não são só animais perenes, mas também primatas que têm a espiritualidade que podem reencarnar sem parar, até serem extintos e descartados.

bottom of page